Tudo é todos ou algo assim

Hoje houvi uma frase, não duas frases que me fizeram refletir. Primeira frase já ouvi algumas vezes, falei várias outras e cada vez mais acredito nela “como uma população corrupta, dada ao jeitinho brasileiro, pode ter um governo honesto?”. Acho difícil. Porque nossos lideres são reflexo de nós mesmo. Posso ouvir: ele não me representa, imagina aquele ladrão eu não votei nele. Sei disso, porém se o governo democrático representa uma socideda e é escolhida pela mesma, no nosso caso, escolhido  por voto direto, eles são nossas escolhas, um espelho e resultado da gente enquanto sociedade.
Fico olhando a menina estufar a barriga para entrar na fila do preferencial, ouço o guarda falar que meu pai ensinou errado por eu não querer dar um “agrado” a ele, peço a nota fiscal e a máquina está misteriosamente quebrada – porque na maioria dos lugares elas sempre estão quebradas ou desigadas, temos que mudar o fornecedor, mistériooo -  ou acaba muito rapidamente a nota fiscal manual, a lista de atos não muitos honestos é longa, desde de gato, gambiarra até desvios monstruosos de dinheiro.  
É sempre assim que começa, nas pequenas coisas: se ninguém vê não tem problema, percebe que nada acontece, vai mantendo esse pensamento paras as coisas maiores  até tudo parar se ninguém levar algum tipo de vantagem. Nesse ponto devemos refletir sobre nossas atitudes, se elas refletem em nossa sociedade e como refletem, mesmo as insignificantes, as que ninguém vê. Tipo, jogar lixo na rua; aparentemente não tem problema, até chegar a época da chuva e tudo virar um grande alagado. Não é nossa culpa que jogamos diariamente inocentes papeis de bala, gimbas de cigarros, restos de comida e mobiliário. O quanto nossas atitudes influienciam a sociedade e o quanto temos que leva-la em consideração no nosso dia a dia, acredito que guiarmos nossas ações pelo coletivo, pelo o que isso pode gerar no outro, mesmo que seja um outro desconhecido  é um grande ato de autruismo. É a historia da droga, cada baseado de maconha que se fuma, uma pessoa em algum lugar, esta morrendo por causa do tráfico.

A segunda frase eu deixo para amanha, já viajei muito hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas